O Descomplica Funciona?

Além de reconhecer o modo como os textos estão escritos, é importante descobrir nos próprios textos quais são os conhecimentos que complementam a compreensão do assunto. A leitura de textos sobre a escolha da profissão deverá prestar-se a uma reflexão sobre estas duas formas de explorar um texto: compreendê-lo em sua estrutura, estudando-o enquanto texto e, partindo dele, estudar o assunto que ele traz. Estudar em casa, portanto, tornou-se uma excelente opção quando o material de qualidade responde a pergunta se O Descomplica funciona? Por isso mesmo professores consagrados e dos maiores cursinhos continuam a recomendar esta opção de material online para revisão do Enem.

Para entrar no assunto leia a poesia escrita por uma aluna de terceira série da EE Keizo Ishihara, em São Paulo:

Que profissão ser?

(Laura Riolfi Barzotto)

Tem gente que quer ser cavaleiro,
tem gente que quer ser costureiro,
No mundo há experimentadores comilões,
há também domadores de leões

Há muitas profissões,
todas a sua escolha
há muitas opções

Se você quer bailar,
seja bailarino
Se você quer dançar,
seja dançarino.

Mas todos ficam em
dúvida,
O que vou fazer?
O que vou escolher?

Você pode ser,
um jornalista,
mas pra valer.

Se um poeta você
quer ser é só
começar é só
escrever, inventar e rimar.

Você pode ser estilista,
Você pode ser artista
e a cor escolher,
dourado ou prateado.

Se você quer cantar,
é só tentar,
é só começar.

Bom, afinal
eu não sei o que eu
vou ser, quando crescer,
Você pode me ajudar
a escolher?

Agora leia os dois textos a seguir e resolva os exercícios propostos.

A escolha decisiva

Nas próximas semanas, cerca de 1,8 milhões de jovens vão escolher uma profissão e dar o primeiro passo rumo a ela disputando uma vaga no vestibular. Apesar da proximidade das inscrições, especialistas acreditam que dois entre três vestibulandos ainda estão em dúvida. Muitos vão acabar se inscrevendo em cursos diferentes em cada concurso, deixando o destino dar a última palavra. Com 17, 18 anos de idade, esta é certamente a decisão mais difícil que já tomaram na vida. Recém-saída da adolescência, a maioria carece de segurança emocional e vivência. Sempre foi assim, diga-se de passagem. Mas, nos últimos anos, fazer essa opção vem ficando mais difícil por diversos motivos. O número de cursos, por exemplo, aumentou sensivelmente. Nos anos 70, as opções eram poucas. Quem gostava de ciências exatas ia para engenharia ou arquitetura, a turma da biologia ficava entre medicina e odontologia e, em humanas, podia-se seguir Direito, economia, jornalismo ou pedagogia. Hoje, as 1.705 instituições de ensino superior registradas no MEC oferecem 350 cursos – de comércio exterior a quiroprática, de enologia a citologia, os caminhos são muitos.

(Aida Veiga, Revista Época, n°. 276, São Paulo: Ed. Globo, 01/09/03, p. 85)

1. Anote abaixo todas as palavras e expressões que retomam a palavra jovens usada na primeira linha do texto.descomplica-enem-descomplica-e-bom-descomplica-funciona

2. O que você notou?

3. Por que não foi necessário escrever no texto, no segundo período, original as expressões incluídas aqui em destaque.

Apesar da proximidade das inscrições para o vestibular, especialistas acreditam que dois entre três vestibulandos ainda estão em dúvida quanto à profissão que vão escolher.

4. A que se refere a palavra assim, no sexto período do texto?

5. A que se refere a essa opção, no sétimo período?

6. Note que o leitor encontra a referência da expressão diversos motivos somente depois que ela aparece no texto. Aponte esta referência. Em outras palavras, quais são os motivos apontados para as dificuldades em escolher a profissão por parte dos jovens?

7. Você concorda que o desenvolvimento da frase-núcleo com que inicia o parágrafo na página anterior foi desenvolvido em torno de duas ideias, sendo a primeira centrada no fato de a escolha da profissão por parte dos jovens ser feita praticamente no momento das inscrições, ou mesmo pela aprovação ou não no vestibular, e a segunda centrada nas dificuldades oferecidas pelo aumento de opções para fazer esta escolha? Como as duas ideias estão divididas no interior do parágrafo?

assinar-descomplica-e-bom-descomplica-funciona

Autor: Rogério Souza

Professor de Português e criador do curso Português Pra Passar

Deixe um comentário