Saiba aqui se o Descomplica é bom

imagem-descomplica-funciona-e-bomEstá se sentindo angustiado por ter de definir a profissão agora, às vésperas do vestibular? Pois nós temos uma boa notícia para você: o destino escolhido nesse momento pode ser alterado a qualquer hora. Especialistas em orientação profissional são unânimes em afirmar que o ingresso em determinado curso de graduação não é mais uma decisão definitiva. Por um motivo bastante simples: “A ideia da educação continuada muda bastante o peso das escolhas, já que a perspectiva é continuar a estudar sempre, para ir se aperfeiçoando”, diz Maria da Conceição Uvaldo, psicóloga do Serviço de Orientação Profissional do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Assim, é possível corrigir a rota profissional no decorrer da vida. Com a escolha do curso universitário, você está dando apenas a largada em seu processo de profissionalização. Ele começa no vestibular e deve ir além do período universitário, com cursos de pós-graduação.” (Guia do Estudante. São Paulo: ed. Abril, 2003.)

 

Converse em sala sobre a função desempenhada no texto pelas palavras definir; alterado, escolhido, ingresso, decisão, escolhas, corrigir, escolha, e escreva as suas conclusões a respeito da produção de um texto.

Trazer para a aula publicações sobre profissões e escrever um texto orientando alguém a buscar informações sobre profissões, universidades, possibilidades de trabalho, função social da profissão. Para construir um referencial que permita a reflexão sobre as escolhas possíveis, será importante reunir material sobre os cursos e as universidades.

Escrever também uma carta e enviar a três universidades para obter informações sobre os cursos e o processo de seleção.

Lembre-se que a carta precisa de alguns elementos contextualizadores como local e data e a indicação do destinatário. No corpo do texto é importante, neste caso, você se apresentar, pois a informação de que está terminando o ensino médio e se preparando para o vestibular é um elemento persuasivo para que a Universidade realmente envie as informações, já que você é um candidato em potencial.

Caso você já tenha se decidido por um curso ou uma área, é importante apontá-la para que a Universidade envie para você informações mais precisas. É comum as universidades enviarem o manual do candidato do ano em curso ou do ano anterior e, em alguns casos, inclusive provas de anos anteriores. Portanto, não deixe de pedir. Você pode também recorrer ao conteúdo Descomplica porque lá há hangouts exclusivos para discutir as carreiras mais conhecidas como Medicina, Direito, engenharia e muito mais. Veja todo o material e acesse as aulas para se preparar melhor para o vestibular.

assinar-descomplica-e-bom-descomplica-funciona

Vale perguntar também sobre o custo de vida na cidade, as possibilidades de moradia e de trabalho. Embora estas informações possam estar no manual, não é demais perguntar na carta, pois pode motivar os administradores a refletirem sobre o assunto.

Para concluir este módulo, segue um trecho de um romance para você tentar verificar o que se pode compreender com as informações contidas no texto aqui transcrito e que outras informações estão anunciadas no texto, mas que você precisa buscar em outro lugar.

Afligia-se e irritava-se assim com essas perguntas experimentando também um certo prazer. Aliás, essas perguntas não eram de maneira nenhuma novas, nem repentinas, eram já velhas, dolorosas, antigas. Havia já algum tempo que vinham ferindo-lhe e corroendo-lhe o coração. Muito; havia já muito tempo que se enraizara e crescera nele toda essa tristeza atual; nos últimos tempos se acumularam e reconcentraram, assumindo a forma de uma horrível, bárbara e fantástica interrogação que lhe torturava o coração e a alma, reclamando uma resposta urgente.
Agora, aquela carta da mãe viera também feri-lo como um raio. Era evidente que agora não se tratava de ficar triste, de sofrer passivamente, fazendo apenas apreciações acerca da insolubilidade daqueles problemas, mas de fazer impreterivelmente qualquer coisa, imediatamente, o mais depressa possível. Fosse o que fosse, era preciso tomar uma decisão ou… (DOSTOIÉVSKI, F. M. Crime e Castigo, São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 56)

1.  O que é possível saber sobre o personagem de que trata o texto?

2.  Quais conhecimentos são importantes para saber do que se trata o trecho? Que interrogações afligem o personagem e qual o conteúdo da carta de sua mãe?

3.  Procure estas informações no livro Crime e castigo.

E hora de tirar algumas conclusões sobre o processo de produção escrita que você vivenciou neste módulo. Portanto, você precisa:

Retomar todos os textos escritos até o momento, verificar o que foi aprendido e escrever um texto explicando o seu progresso e apontando os aspectos que você ainda precisa melhorar.

Escolher um dos textos escritos até o momento em sala ou fora dela e fazer mais uma reescrita com a ajuda de um colega e de seu professor.

Procure observar se você:

–  sempre colocou título em seus trabalhos;
–  colocou todas as informações necessárias para o leitor compreender o que você pretendia;
–  se os elementos da superfície textual estão bem relacionados;
–  se você manteve uma boa relação entre as frases, de modo que uma facilite a compreensão da outra.

Autor: Rogério Souza

Professor de Português e criador do curso Português Pra Passar

Deixe um comentário