Guia de estudos para Enem

Para se atingir um bom nível de redação é necessário que se pratique constantemente a escrita e a reescrita. Portanto, os módulos destinados ao trabalho de Redação trazem, acima de tudo, propostas de atividades para a escrita.

Os textos que você produzir serão colocados à prova em sua eficácia com leitores reais e reescritos em função dos resultados das críticas e sugestões feitas por eles. É muito importante que você também se comporte como leitor de seu próprio texto, que você se coloque no lugar de quem vai receber o seu texto.

 

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Dois objetivos são centrais neste curso de Redação. Um deles é colocar à sua disposição conhecimentos que permitam que você escreva da melhor forma possível e faça a autoavaliação de suas próprias produções, de modo a melhorá-las continuamente. O outro é contribuir para que você incorpore e organize a prática da escrita em seu cotidiano.
Durante o curso de Redação você terá oportunidade de escrever diferentes tipos de textos com a finalidade de apreender os conhecimentos necessários para escrever cada um deles e de desenvolver diferentes atitudes frente ao seu próprio texto.

Para que o objetivo do curso, que é o de proporcionar um bom nível de redação, possa ser alcançado, será necessário que você se comprometa com o cumprimento das atividades propostas nos módulos, bem como aceite as sugestões feitas sobre o convívio com a escrita. O que estamos solicitando é que você assuma os dois objetivos centrais do curso como sendo concretamente seus e não apenas de seu professor ou de alguma entidade abstrata e externa ao conjunto das suas preocupações deste momento de sua vida.

Comecemos por uma sugestão que visa abrir um espaço para a escrita no seu cotidiano, é que você tenha sempre em mãos um caderno e uma caneta para anotar os fatos que presencia e, em seguida, escrever relatos e apreciações críticas sobre eles.

Como os textos são escritos para serem lidos por alguém que não tem as informações contidas no texto, será necessário eleger algumas pessoas que se mostrem leitores interessantes e pedir a elas que leiam o que você escreveu, estabelecendo uma troca de textos sobre acontecimentos do cotidiano de cada um. Entenda-se como leitor interessante aquele que lê e tem o que dizer sobre o que leu, fazendo sugestões sobre os aspectos formais do texto ou críticas sobre o conteúdo ou a perspectiva adotada. Aquele leitor que apenas concorda ou não tem nada a acrescentar deve ser evitado. Combine, então, já na primeira aula, com dois colegas de sala para que sejam seus leitores durante o curso. Você também será o leitor dos textos deles.

Esta troca de textos para leitura e apreciação também pode ser feita por e-mail, mas com a condição de não utilizar abreviaturas e símbolos típicos do “universo on-line” nos textos trocados com a finalidade proposta neste curso.

Ao escrever para seus colegas lerem você vai contextualizar o fato que está relatando, procurando fornecer informações pontuais e necessárias para a compreensão do que você está escrevendo, sem excesso de detalhes. Em seguida você fará uma breve análise sobre o ocorrido, deixando claro o seu posicionamento.

Quando você e seus colegas estiverem apreciando os textos uns dos outros, vocês farão algumas perguntas para ver se o texto cumpriu com a sua função, por exemplo:

–  As informações colocadas no texto foram suficientes?
–  As informações colocadas no texto eram necessárias?
–  O posicionamento apresentado é claro e consistente?

Autor: Rogério Souza

Professor de Português e criador do curso Português Pra Passar

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